4 estratégias de marketing digital para o seu negócio
O uso do marketing digital no seu negócio é muito importante. Com ele, poderá atingir um maior público e realizar uma divulgação atrativa. Entenda como funciona o processo.
O que é o marketing digital?
O marketing digital é um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas de produto.
Ele também pode ser utilizado em diversas áreas. Nesse texto, será abordado a aplicação dele nas clínicas odontológicas.
As possibilidades de aplicação são múltiplas, mas existem algumas estratégias técnicas que são usadas pela grande maioria dos negócios e trazem resultados positivos de forma consistente.
Importância do marketing digital para a clínica
As formas de consumo do mundo estão mudando com muita rapidez, e desse modo, ter uma presença digital hoje em dia é fundamental, principalmente com a aplicação do marketing digital.
Caso o cliente esteja buscando sua empresa e não encontre nenhuma informação pela internet, tem grandes chances dele não entrar em contato.
A presença digital vai além dos mecanismos de buscas e redes sociais. Um site com domínio próprio é um bom começo para que a empresa tenha uma eficiente presença digital.
É importante que fique atento às regras da propaganda, junto ao Conselho Federal de Odontologia.
Essa regra consiste na não-divulgação de técnicas que não foram comprovadas cientificamente.
Conheça a linguagem dos canais
É vital que você saiba quais formatos de linguagem utilizar em cada uma das redes sociais, seja através de textos, vídeos ou imagens.
Construir uma audiência qualificada
Esse ponto é extremamente importante. Ficar por dentro de quem são os seus clientes, os hábitos de consumo, comportamentos e as profissões exercidas por eles.
Um fato importante é a construção de uma audiência que realmente deseja consumir o seu produto ou serviço. Dessa maneira, você se relaciona com ele e o fideliza.
O marketing digital possibilita a atração com usuários que estão interessados no seu produto.
Público-alvo
Com o marketing digital também é possível falar com o público certo na hora correta, criando um aumento dele e o segmentando de acordo com a forma de comunicação de cada pessoa.
Analisar o perfil do seu paciente e todo o processo de compra, facilita o conhecimento da jornada e ajuda na estratégia e na hora de conquistá-lo.
Essa jornada pode ser feita por 4 fases:
- Aprendizagem e descoberta;
- Reconhecimento do problema;
- Consideração na solução;
- Decisão de compras.
Essas etapas são muito importantes para a fidelização dos usuários.
Agora, entenda cada uma delas de forma detalhada, para conseguir estruturar da melhor forma em sua empresa ou consultório.
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Aprendizagem e descoberta
Neste momento, pode-se utilizar conteúdos que mostram ao paciente sintomas de doenças relacionadas à cavidade bucal, mostrando como pode ser prejudicial à saúde.
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Reconhecimento do problema
Nessa hora, o seu paciente já tem uma pequena noção de que talvez ele tenha aqueles sintomas e que isso é grave.
Desse modo, ele começa a buscar outras informações para aprofundar no reconhecimento do problema.
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Consideração na solução
Nesta fase, o paciente já procura pelos profissionais que podem auxiliar ele com os seus problemas. Com isso, é a hora de apresentar os seus serviços.
Agora, é o momento ideal para apresentar os serviços diferenciados e oferecidos pela sua clínica.
Como por exemplo, é preciso muita atenção para mostrar o plano odontologico para microempreendedor individual, pois ele é um diferencial, porém, não são todas as clínicas que oferecem.
Para a resolução dessa questão, primeiro, é preciso conhecer melhor o paciente, fazendo algumas perguntas para ele.
Busque entender o que ele faz, onde mora e qual a sua profissional.
No caso dele ser um empresário, é o momento ideal de oferecer o plano dentario para mei.
Vale ressaltar que essas perguntas devem ser sutis e discretas, para não deixar uma situação indesejada e muito menos constrangedora ao paciente.
É fundamental sempre respeitar o seu limite e espaço, e analisar a liberdade que ele oferece, para saber o que pode perguntar ou não.
Após conseguir algumas informações sobre ele, apresente sobre os serviços que o plano odontologico para mei oferece, sempre instigando a sua curiosidade, fazendo com que ele queira saber mais.
É preciso tomar cuidado ao oferecer esses tipos de planos. Desse modo, o vendedor deve ser consciente e não fazer com que o cliente se sinta pressionado, mas sim à vontade para adquirir esse tipo de plano ou não.
Sempre esteja disponível para sanar todas as suas dúvidas e saiba tudo o que o plano dentario empresarial pode oferecer para que o cliente não fique na dúvida e esteja ciente de todos os dados.
Esteja sempre aberto a ouvi-lo e entender as suas propostas e negociações, mostre a eles as promoções e os descontos.
Tenha uma forma ampla de pagamento, e se ele quiser fechar negócio, sugira para ele melhores benefícios e modos de adesão, como um convenio odontologico para mei.
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Decisão de compras
Nesse momento, o paciente já está na decisão de qual profissional irá contratar para solucionar este problema.
Por isso, é importante apresentar todos os seus diferenciais para conquistá-lo.
Invista com precisão
No meio online é muito importante você direcionar o seu anúncio conforme o seu público, modificando o aparecimento dele para o seu coletivo segmentado.
O marketing digital trará muitos benefícios. Aplique ele com sabedoria e sempre seja honesto, porque assim, aumentará a lucratividade de sua clínica e a satisfação do seu cliente, gerando até mesmo indicações.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.